Início | Notícias | Cursos | Mobilidade Estudantil: Da Espanha para Pelotas

Mobilidade Estudantil: Da Espanha para Pelotas

capa jesusPor meio do Programa Internacional de Mobilidade de Estudantes, desenvolvido em parceria com a Universidad de León, Pelotas acabou sendo o destino escolhido pelo estudante espanhol Jesús González Álvarez para acompanhar práticas docentes referidas ao seu Máster Universitario en Formación del Professorado (Mestrado em Formação de Professores, com foco na área da Matemática).

O aluno vivenciou a rotina acadêmica no CaVG por cerca de dois meses, de 9 de abril à 1º de junho, acompanhando principalmente as aulas de pós-graduação e formação de professores. Foi tutorado e orientado pela professora Rose Lemos de Pinho, que expressou contentamento com o desempenho do aluno e com as experiências trocadas ao longo do período que desenvolveram atividades.

A professora, que nunca havia tutorado alunos estrangeiros, abraçou a oportunidade de troca de experiências. "Foi um prazer, nossa relação era muito boa, ele como aluno, entregava os relatórios nos prazos e realizava toda tarefa que lhe era competida; (...) Foi uma oportunidade muito rica pra mim, para a instituição e para o Jesús, espero que possamos manter contato." - finalizou Rose.

"Aqui pude notar a preocupação dos institutos em investir na pesquisa e inovação; a importância dada para que a matemática seja ensinada e compreendida pelos alunos de forma clara, e não como algo mecânico e técnico que não possa ser entendido" - comentou Jesús sobre sua experiência e perspectivas.

A barreira da língua foi um desafio enfrentado pelo estudante nos primeiros dias, porém, foi o desejo de conhecer a cultura e os costumes brasileiros que determinou a vinda do espanhol para Pelotas e tornou a adaptação mais tranquila.

Última atualização (Qui, 07 de Junho de 2018 13:46)