Ir direto para menu de acessibilidade.
Você está aqui: Página inicial > Núcleos > NEPEC - Núcleo de Extensão e Pesquisa em Educação, Memória e Cultura
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

NEPEC - Núcleo de Extensão e Pesquisa em Educação, Memória e Cultura

  • Publicado: Sexta, 09 de Setembro de 2022, 08h55
  • Última atualização em Quinta, 22 de Setembro de 2022, 16h30
  • Acessos: 961

O Núcleo de Extensão e Pesquisa em Educação, Memória e Cultura-NEPEC consolida-se como espaço de pesquisa e extensão na área de ciências humanas, em diálogo entre educação, memória e cultura, no contexto da educação profissional e tecnológica. Buscamos as vozes e os rostos dos grupos que vivenciaram a história da educação profissional e tecnológica brasileira, tendo como foco a educação agrícola e o centenário Câmpus Pelotas Visconde Graça ( CaVG) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-Rio-grandense (IFSul), inaugurado em 1923 como Patronato Agrícola Visconde da Graça. Na salvaguarda e pesquisa junto ao acervo do CaVG, e em uma crítica que atravessa classe, gênero e raça, entendemos que as vidas dos sujeitos que por aqui passaram durante um século, não foram suficientemente contadas. Aproximamo-nos daqueles e daquelas que, mesmo com nome próprio, ainda permanecem anônimos e anônimas em uma narrativa inscrita como “história oficial”. Nos move a busca pela possibilidade de atuação em uma história que se faz na direção contrária, a contrapelo.

  

Objetivo geral: Promover a salvaguarda e à pesquisa no acervo histórico do Campus Pelotas- Visconde da Graça (CaVG) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-Rio-grandense (IFSul), assim como realizar ações de extensão em aproximação com as comunidades tradicionais (agricultores familiares, assentados da reforma agrária, pescadores artesanais, quilombolas e grupos indígenas) e grupos populares urbanos do município de Pelotas e região.

 Específicos:

Abordar uma educação para a memória, voltando-se para uma perspectiva de patrimônio cultural em diálogo com a oralidade, a cultura e os artefatos;

Dedicar-se ao estudo e pesquisa da memória na ordem dos acervos tendo a etnografia documental como abordagem metodológica.

  Membros:

 Pesquisadores

Angelita Soares Ribeiro    

Fabíola Mattos Pereira      

José Leonel da Luz Antunez       

Magda de Abreu Vicente

 Estudantes

Dax Nussbaum Borba

Rejane Maria Rabassa Alves

Yago Vaz Duarte

 

Contato do NEPEC/CaVG 

e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

registrado em:
Fim do conteúdo da página