IFSul realiza último debate para a reitoria na próxima segunda-feira (12)
Carlos Correa e Gisela Duarte disputam os votos da comunidade acadêmica em um debate transmitido pelo Youtube, na véspera do segundo turno da eleição
As duas candidaturas que receberam mais votos no primeiro turno da eleição do Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSul) voltam a confrontar suas propostas na próxima segunda-feira, 12 de maio, um dia antes do segundo turno. O debate será realizado no prédio da Reitoria, mas dessa vez sem presença do público, que poderá acompanhar a transmissão ao vivo pelo youtube, a partir das 16h.
O embate entre as duas propostas para os próximos quatro anos de gestão seguirá os mesmos moldes do primeiro turno, com blocos de apresentação, perguntas entre a candidata e o candidato, perguntas da comunidade e um último bloco para considerações finais. O formulário para o envio de questões já está disponível e aceitará envio de perguntas até as 10h do dia do debate.
Desde o dia 30 de abril, Carlos Correa e Gisela Duarte têm percorrido os câmpus da instituição e visitado salas de aula e da administração em busca de apoio. O debate marca o fim dessa caminhada. No dia seguinte, 13 de maio, a comunidade do IFSul irá decidir quais soluções parecem as mais adequadas para a gestão 2025-2029, em uma votação que envolve servidoras/es e estudantes.
Primeiro turno foi decisivo na maioria dos câmpus
Se, para a reitoria, Carlos Correa e Gisela Duarte deixaram para trás os candidatos Manoel Porto Jr. e Rodrigo Nascimento, mas seguiram em disputa entre si, a maioria dos câmpus já conhece as novas direções-gerais. Bagé, Charqueadas, Gravataí, Jaguarão, Lajeado, Novo Hamburgo, Passo Fundo, Pelotas, Pelotas-Visconde da Graça, Santana do Livramento, Sapiranga, Sapucaia do Sul e Venâncio Aires definiram os resultados em abril. Em Camaquã, os candidatos Wagner Bastos e Gabriel Rockenbach disputam o segundo turno.
Decisão a cargo da comunidade
A votação, na terça-feira, é online e será realizada através do sistema Helios Voting, de 00h01 até 23h59. A classificação da/o candidata/o concorrente se dará de acordo com o peso de um terço para cada um dos três segmentos da comunidade acadêmica: estudantes, professoras/es e técnicas/os administrativas/os. O percentual de votação final de cada candidata/o será obtido pela média ponderada dos percentuais alcançados em cada segmento. A apuração dos votos acontece na quarta-feira, 14 de maio. O resultado é enviado, então ao Conselho Superior, para homologação.
Redes Sociais