Ir direto para menu de acessibilidade.
Você está aqui: Página inicial > Notícias > Campanha Nacional de Produtos Orgânicos - Programação no RS em 2019
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Campanha Nacional de Produtos Orgânicos - Programação no RS em 2019

Alimento Orgânico: Consciência, Vida e Saúde com qualidade do plantio ao prato

  • Publicado: Sexta, 24 de Mai de 2019, 15h48
  • Última atualização em Sexta, 24 de Mai de 2019, 15h51
  • Acessos: 1293

A campanha “Produto Orgânico – melhor para a vida”, em sua 15ª edição, pretende consolidar sua característica como campanha permanente, reforçando o desenvolvimento de atividades e divulgação ao longo de todo o ano, assim como a integração com diversos eventos e outras campanhas correlacionadas com a temática da produção orgânica, da qualidade de vida, da sustentabilidade, da agrobiodiversidade, entre outros.

 

A campanha é coordenada pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento em parceria com os Ministérios da Saúde; do Meio Ambiente; da Educação; da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicação, entre outras organizações governamentais e não governamentais. No CaVG, os representantes são os alunos do Curso Técnico em Meio Ambiente, Nataly Mendes, Fabiana dos Santos, Matheus Gomes, Vitória Pires, Julia Goebel, Júlia Soares, orientados pela professora Maria de Fátima Magalhães Jorge.

 

Os objetivos da campanha são a promoção do produto orgânico e a conscientização dos consumidores sobre os princípios agroecológicos que regem a produção orgânica. Princípios esses que buscam viabilizar a produção de alimentos e outros produtos necessários ao homem de forma mais harmônica com a natureza, valorizando a biodiversidade, contribuindo para a saúde de todos e garantindo justiça social em todos os segmentos de sua rede de produção.

Realizada nacionalmente, desde 2005, a campanha vem promovendo diversos eventos como seminários, palestras, exposição e degustação de produtos, panfletagem, divulgação em mídia impressa e audiovisual, rodas de conversas, eventos culturais e educativos, visitas de campo, dentre outros.

O lançamento anual da campanha foi fixado para ocorrer sempre na última semana de maio e o RS contará com uma programação estendida de 25 de maio a 05 de junho de junho de 2019.

O slogan, para 2019, Alimento Orgânico: Consciência, Vida e Saúde com qualidade do plantio ao prato, pretende ressaltar como aspecto central os diversos princípios agroecológicos, a promoção da saúde, a segurança alimentar e nutricional, o desenvolvimento sustentável, com respeito ao meio ambiente e à qualidade de vida do trabalhador rural e do consumidor. Outra abordagem importante é informar ao consumidor como reconhecer o produto orgânico nos diversos espaços de comercialização, para que participe como agente no controle da qualidade orgânica, melhorando a relação de confiança com os produtores.

Por meio de vídeos, panfletos, palestras e outros materiais e atividades, serão repassadas informações referentes aos cuidados, direitos e obrigações que os produtores, consumidores, processadores e comerciantes devem ter, para garantir que ao comprar ou consumir produtos orgânicos em feiras, lojas, hotéis e restaurantes as pessoas estejam, de fato, levando e consumindo produtos verdadeiramente orgânicos.

A Campanha tem início na última semana de maio de 2019 e se estende até maio de 2020, com eventos e atividades em praticamente todas as unidades da federação. Maiores informações podem ser obtidas no portal do MAPA- www.agricultura.gov.br/organicos ou através do email: organicos-rs@agricultura.gov.br  e nos telefones 51-30862929, 51-30862930 e 51-30862931.

registrado em:
Fim do conteúdo da página