Ir direto para menu de acessibilidade.
Você está aqui: Página inicial > Notícias > PESQUISA SOBRE O CONHECIMENTO DA SIMBOLOGIA TÊXTIL
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

PESQUISA SOBRE O CONHECIMENTO DA SIMBOLOGIA TÊXTIL

O CT em Vestuário realizou pesquisa exploratória acerca do conhecimento da Simbologia Têxtil presente nas etiquetas de roupas e artigos de vestuário em geral         

  • Publicado: Quarta, 04 de Dezembro de 2019, 10h01
  • Última atualização em Quarta, 04 de Dezembro de 2019, 10h18
  • Acessos: 2122

       O Curso Técnico em Vestuário do Câmpus Pelotas – Visconde da Graça (CaVG)/IFSUL, através da disciplina de Conservação dos Artigos do Vestuário (CAV) realizou uma pesquisa exploratória acerca do conhecimento da Simbologia Têxtil presente nas etiquetas de roupas e artigos de vestuário em geral, objetivando a orientação e educação dos consumidores sobre o assunto e a conscientização dos estudantes do CT em Vestuário da importância do conhecimento dos símbolos de conservação de artigos de vestuário na sua formação técnica.

                A pesquisa, sob orientação da professora Viviane Zitzke, foi realizada pelas turmas 206, 306 e 226 do ano letivo de 2019, e contou com a participação da comunidade do câmpus CaVG e também do público das redes sociais, totalizando uma participação de 248 pessoas (190 presenciais e 58 via rede social).

Os símbolos de cuidados para conservação de artigos têxteis são representações internacionais, portanto presente em artigos nacionais e importados. No Brasil a ABNT NM ISO 3758: 2013 regulariza a etiquetagem de peças do vestuário e de acessórios estabelecendo os códigos de cuidado usando símbolos.

A compreensão da etiqueta de uma roupa é importante porque é o manual de uso da peça. É o único instrumento que orienta o consumidor sobre o produto.

Os resultados da pesquisa revelaram um grande desconhecimento sobre Simbologia Têxtil, necessitando de uma maior divulgação dos significados de cada símbolo. Nesse sentido, a pesquisa visa a divulgação dos símbolos de cuidados para a conservação de suas roupas, representados nas etiquetas, e também a educação dos consumidores e usuários de artigos do vestuário.

                A tabela abaixo orienta ao consumidor a entender os símbolos de cuidados e conservação de artigos do vestuário:

 

 


                      Fonte: Adaptação de TexPrima. Disponível em: <https://texprima.com.br/simbologia-de-conservacao/>.

Mais informações também em:

www.etiquetacerta.com

registrado em:
Fim do conteúdo da página